Maquivalda Aguiar Barros, uma mulher paraense de 48 anos, é uma figura marcante conhecida por sua determinação e compromisso. Casada com Ivanaldo Braz e mãe de três filhos - Luis Guilherme, Luiza Valesca e Helena - sua jornada de vida é marcada por superação e resiliência. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo bacharelado em Administração, Tecnóloga em Saúde Pública e Especialização em Saúde Pública, ela fez história como servidora pública dedicada e defensora da causa feminina.
De São João do Araguaia, Maquivalda escolheu Parauapebas como lar há quase 30 anos, construindo sua família e enraizando-se na comunidade. Criada em uma família simples e tendo sua mãe, a professora Maria Luiza, como principal guia ao lado de seis irmãos, aprendeu desde cedo a importância do trabalho árduo e da resiliência para garantir um futuro melhor.
Sua busca por conhecimento a levou a viver com tios em Tocantinópolis, dos 12 aos 17 anos, onde concluiu o ensino médio em Técnico em Contabilidade. Aos 18 anos, mudou-se para Parauapebas em busca de oportunidades, conquistando seu primeiro emprego formal como secretária geral no Centro de Saúde Ocupacional da cidade.
Mesmo diante das reviravoltas da vida pessoal, que envolveram duas separações, a criação dos filhos, a vida profissional e a dedicação aos estudos. Maquivalda precisou tomar decisões difíceis, que envolveram desde deixar o curso o primeiro ingresso na universidade e a primeira aprovação em um concurso público para seguir em frente.
“Encontrei sempre na minha família e amigos a base e o incentivo para prosseguir. Foram vários recomeços, mas sempre com a força da minha mãe, que me ensinou desde pequena perseverar e sempre entregar mais do que eu achava que era capaz”, afirma.
Os obstáculos superados apenas fortaleceram sua determinação e a levam cada vez mais a adquirir novas conquistas.
Maquivalda fez história na saúde
Em 2005, quando passou no Processo Seletivo da Prefeitura de Parauapebas, foi considerada peça fundamental na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), quando coordenou o Laboratório Municipal de Parauapebas.
Sua paixão pelo trabalho era evidente ao contribuir para tornar os serviços de saúde mais acessíveis, estabelecendo postos de coleta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região urbana e rural, e se dedicou junto a equipe de trabalho para promover um atendimento mais acolhedor e com mais agilidade e qualidade.
Menos de um ano depois, ela foi promovida a Diretora de Vigilância em Saúde. Além de seu trabalho exemplar no serviço público, Maquivalda também se engajou em causas que considerava importantes. Em 2009, lutou pela criação do cargo de Tecnólogo em Saúde Pública na prefeitura municipal, conseguindo incluir vagas no concurso público. Com determinação, ela mesma se candidatou e foi aprovada.
Sua competência profissional foi mais uma vez reconhecida quando foi nomeada Diretora Administrativa do Hospital Municipal de Parauapebas em 2010. Além disso, assumiu importantes coordenações de programas na área da saúde.
Militância Política
O envolvimento com a política surgiu ainda em 2006, quando começou a receber convites para participar de reuniões partidárias, especialmente vindos do secretário Municipal de Saúde, Evaldo Benevides, que também era presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
“Ele dizia que via em mim uma líder em potencial e sempre me encorajou a me juntar ao grupo político. Assim, dei os primeiros passos em minha jornada com o PDT, me conectando com as ideias e pessoas envolvidas”, explica.
Mais tarde, Maquivalda conheceu Ivanaldo Braz, um militante político do PDT, com quem iniciou um relacionamento.
Em 2012, Ivanaldo Braz concorreu a vereador e Maquivalda se envolveu ativamente na campanha. A vitória de Braz, com 1.500 votos, marcou não apenas o início de seu mandato, mas também fortaleceu as duas lideranças políticas.
Novembro de 2021, em uma convenção muito movimentada do PDT, Maquivalda Barros, foi eleita como a presidente do partido. “Assumimos com o compromisso pedetista de dizer não a qualquer forma de discriminação contra as mulheres. Temos a força, a garra, a inteligência, a delicadeza, temos a capacidade de contribuir lado a lado com esses homens que estão nas esferas municipais e estaduais do PDT e unir esforços para apresentar projetos reais de desenvolvimento para o município”, concluiu.
Desafios na Habitação
Em 2013, em meio à gestão de Valmir Mariano, Maquivalda foi convidada a assumir a Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social (Sehab), um desafio e tanto em sua carreira. Para ela, esse foi um momento que exigiu uma dedicação extrema e uma energia sem igual.
“Desde o início, enfrentei diversas pressões, tanto da população quanto do meio político, cheguei até a lidar com movimentos contrários. No entanto, acredito que a minha resiliência e determinação foram cruciais para superar essas adversidades e mostrar minha capacidade”, lembra.
Com uma visão ampla e estratégica da gestão pública, entendeu o cenário e estabeleceu metas para combater o déficit habitacional junto com a equipe de cerca de 70 servidores, que batalharam para alcançar esse objetivo, envolvendo um planejamento detalhado, reuniões com as comunidades, extensos cadastros e negociações com empresas construtoras.
Durante sua gestão, liderou a execução de projetos habitacionais, dentre eles: Vale do Sol; Vila Nova; Alto Bonito; Nova Carajás com milhares de moradias entregues, além de outras iniciativas sociais em projetos habitacionais como Lotes Urbanizados do Bairro Tropical e Vila Nova II.
No bairro dos Minérios implementou unidade básica de saúde, biblioteca infantil, centro comunitário, horta comunitária e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), além do remanejamento de famílias de áreas irregulares como Morro da Castanha e Morro Céu Azul, reintegrando as áreas de preservação permanente ao município.
Ao final de seu mandato, houve avanços significativos, com projetos para beneficiar mais de 8 mil famílias, ficando muito próxima da meta estabelecida.
Longe da vida profissional e política
Conhecemos um pouco da história da mulher forte e arrojada no trabalho e na política, que nos bastidores do dia a dia gosta de viver momentos de simplicidade, assim como passar seu cafezinho todos os dias as cinco da manhã.
Outra coisa que alegra Maquivalda é ter a casa cheia, a família reunida e os amigos presentes em todas as ocasiões. Se não tem algo para comemorar, ela inventa só para reunir todos para uma rodada de conversa descontraída, bom humor e, claro, sempre com uma mesa farta. Um detalhe interessante: ela faz questão de pôr a mão na massa.
“Cozinhar pra mim é uma terapia, pois faço com amor e muito capricho. Gosto de cozinhar pra muita gente e, como dizem os mais velhos: Comigo não tem miséria”, ela ri.
Outro passatempo dela é a jardinagem. Na área externa da sua casa é possível deslumbrar as belas samambaias e as orquídeas, além de uma infinidade de outras espécies de plantas. Ela tem o prazer de compartilhar a história de cada uma delas, assim como apreciar o aroma único de cada planta.
Minha relação e envolvimento com Ella’s
“Ainda consigo me lembrar daquele dia, há uns seis anos atrás, quando em minha casa, com minhas amigas, o pensamento era de fazer muito mais por cada mulher aqui do nosso município e foi nesse pensamento positivo que aos poucos a Associação Ella’s ia tomando forma, conseguindo o apoio de muitas outras mulheres, alcançando centenas delas”, diz entusiasmada.
Hoje, anos depois, Maquivalda vibra com a sede da instituição que funciona no bairro Cidade Jardim. A entidade sem fins lucrativos conta com mais de 300 mulheres e oferece cursos profissionalizantes, palestras, incentivo ao esporte, interação social, além de parcerias que dão condições para expandir as atividades para diversas comunidades de Parauapebas.
A Associação Ella’s é dedicada ao desenvolvimento, oportunidades, paridade, proteção contra a violência doméstica e familiar, além da capacitação técnica das mulheres. Cada uma com um perfil distinto e qualificações diversas que vão desde auxiliares de serviços gerais, contadoras, advogadas, enfermeiras, jornalistas, publicitárias, assistentes sociais e muitas outras.
Essa é Maquivalda determinada a fazer a diferença
Maquivalda Aguiar Barros é uma mulher forte, determinada e inspiradora. Sua vida e conquistas profissionais a colocam como uma das principais lideranças femininas de Parauapebas, por isso, é comum vê-la participando de eventos. Inclusive, como palestrante ou convidada de honra. Em seus discursos, ela sempre tem buscado reforçar o destaque das mulheres, seja no mercado de trabalho, na vida profissional, empresarial, social, nos espaços públicos.
Recentemente, em suas redes sociais, ela se posicionou sobre a participação da mulher no cenário político e a importância de compreender o processo para escolher os candidatos mais capacitados para representar a população.
“É por isso que coloco meu nome à disposição como pré-candidata a vereadora de Parauapebas. Nossa representação é pequena na câmara do nosso município. Encaro esse desafio como uma oportunidade de aumentar a participação feminina na política e implementar projetos que impactem positivamente a vida das mulheres em nossa cidade, demonstrando a força feminina capaz de ocupar o espaço que desejar”, afirma.